Dados do Trabalho
Título
PROTEÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTA COM CONJUNTO DE SOLUÇÕES: BARREIRAS FLEXÍVEIS, ENVELOPAMENTO E ANCORAGEM DE BLOCOS
Resumo
O maciço rochoso próximo à rua João Brasil, localizado no bairro Fonseca, do Município de Niterói, RJ. Conhecido como Morro do Holofote, formado, predominantemente, por gnaisse e granito-gnaisse. O Morro do Holofote, apresenta as caraterísticas geológicas predominantes de ginaisse fecoidal, presente na Unidade Suíte Rio de Janeiro, segundo a Folha Baía de Guanabara (DRM/RJ, 1981). Na área do maciço do Holofote, foram identificados evidências de blocos, médios e grandes individualizados, e lascas resultado do intemperismo do material presente no maciço, colocando a região próxima susceptível a riscos, decorrentes de eventuais rolamentos, desprendimentos ou até queda do material alterado presente na área da encosta, uma vez que a área residencial encontrasse muito próximas da base da encosta.
Devido a presença de blocos e lascas soltas ao longo da encosta, consequência da movimentos pretéritos e processo natural de intemperismo do maciço, a prefeitura de Niterói, no ano de 2020, deu início as investigações para desenvolvimento de um projeto de estabilização e proteção, com o objetivo de proteger a área residencial próxima da base da encosta.
Para proteção da área foram adotadas várias soluções do tipo ativas e passivas, como por exemplo soluções de convivência, que visam proteger a área sem eliminar o risco associado aos possíveis movimentos.
As soluções adotadas em projeto a partir das análises das trajetórias dos blocos e a energia de impacto simuladas com auxílio do Software RocFall, além das análises de força e estabilidade do material presente na encosta. Foram dimensionadas barreiras dinâmicas RB 200 para interceptação de blocos provenientes da parte alta da encosta, sistemas de malhas HEA Panel e chumbadores, para envelopamento dos blocos solos ao longo da superfície, e estruturas ativas do tipo contrafortes para ancoragem de grandes blocos presente no maciço, além de ancoragens pontuais para estabilização de blocos isolados, entre outros.
A execução das soluções consistiu em uma obra de alta dificuldade por conta das condições geométricas da área e dificuldade de acesso. Foi executada em um curto período de cinco meses, ainda das dificuldades de acessos, transporte e instalação das estruturas, uma vez que a área represente um lugar de difícil acesso por conta da declividade a altura características da área.
Palavras-chave
queda de blocos barreiras dinâmicas rolamento área de risco HEA Panel envelopamento soluções passivas rocfall
Arquivos
Área
04. Estabilidade de Taludes e Contenções
Categoria
COBRAMSEG
Autores
Andrea Balbuzano Pelizoni, Monique Lacerda Sobral, Leila Ferreira Figueiredo, Márcio Fernando Santos, Tadeu Andrade Matos