Dados do Trabalho


Título

PARÂMETROS TÍPICOS DA ROCHA INTACTA PARA LITOTIPOS ASSOCIADOS A JAZIDAS MINERAIS

Resumo

A Mecânica das Rochas é uma área da ciência que busca, dentre outros objetivos, compreender a relação entre as tensões naturais e induzidas a qual um maciço rochoso é submetido e estudar o seu comportamento frente a deformabilidade e resistência. Em 2021 a Vale implantou o Laboratório de Geotecnia da Vale (LGV) e o primeiro Laboratório de Mecânica das Rochas da empresa. Desde então o laboratório executa ensaios de ondas P e S, não destrutivos, triaxiais (até 140 MPa de confinamento), uniaxiais e de tração indireta para projetos estratégicos da empresa. O objetivo principal desse trabalho é apresentar uma análise dos resultados obtidos nos últimos dois anos, e investigar as principais tendências e as faixas de valores típicos para os litotipos analisados. O intuito é identificar eventuais padrões e direcionar trabalhos futuros em depósitos minerais com arcabouço geológico semelhante.
Os ensaios UCS executados com controle de deformação possibilitam a leitura das deformações axiais e radiais visto que os corpos de prova são instrumentados com extensômetros que possuem precisão de 10-4mm nos resultados, isso possibilita a obtenção de parâmetros elásticos como por exemplo Módulo de Young e Coeficiente de Poisson.
Os ensaios de compressão uniaxial podem ser executados por dois métodos distintos: A) Método em duas etapas: (1) Ensaio com controle de deformação radial, até aproximadamente 50% da carga de carga de ruptura, para determinação de parâmetros elásticos. (2) Ensaio com controle de força até a ruptura do CP e B) método em etapa única: controle de deformação radial até a ruptura. Já a resistência à tração foi obtida pelo método indireto de compressão diametral, cujo resultado pode diferir do método direto ou de outros métodos indiretos. Nesse caso, aproximadamente, metade dos corpos de prova foram executados aplicando se a força a favor da descontinuidade e a outra metade contra a descontinuidade.
A progressiva execução dos testes nos variados tipos rochosos e constante análise interpretativa dos resultados, corresponde a uma importante boa prática na rotina do laboratório. Essa rotina pode apoiar a confirmação testes válidos ou mesmo na identificação de resultados anômalos.

Palavras-chave

Ensaios, Parâmetros, Rochas, Jazidas

Arquivos

Área

16. Investigação de Campo e Laboratório em Mecânica das Rochas

Autores

Bárbara Emilly Vieira Firmino e Souza, Isabela Maria Maia Bernardes, Inácio Diniz Carvalho