Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA ESTABILIZAÇÃO GRANULOMÉTRICA E MELHORAMENTO QUÍMICO NA RESISTÊNCIA MECÂNICA DO REVESTIMENTO PRIMÁRIO DE UMA ESTRADA NÃO PAVIMENTADA DO ESTADO DA BAHIA

Resumo

A principal técnica utilizada para manutenção de estradas não pavimentadas no Brasil consiste na aplicação de revestimento primário no período seco e reconformação da plataforma ao longo de todo o ano, notadamente com maior frequência no período chuvoso. Reflexo dessa rotina, os custos do transporte de materiais selecionados têm se constituído na principal parcela da medição dos contratos de manutenção de estradas não pavimentadas do DNIT. Por questões econômicas e ambientais, torna-se indispensável incorporar técnicas de estabilização que permitam habilitar solos locais ou materiais reciclados disponíveis. O presente artigo apresenta resultados de ensaios de frasco de areia, compactação e Índice de Suporte Califórnia, de amostras moldadas “in loco” de solos do subleito e da camada de revestimento primário de um segmento não pavimentado da rodovia federal BR-030, no município de Maraú/BA. Os corpos de prova foram moldados com soluções de estabilização granulométrica (pavimento asfáltico reciclado - RAP) e química (cimento Portland), com objetivo de avaliar os efeitos da compactação e da estabilização em comparação à condição natural da estrada. Os resultados dos ensaios indicaram ganhos de resistência e redução da expansão advindos da estabilização dos solos, principalmente da química, mesmo a baixos teores de cimento Portland.

Palavras-chave

Estabilização de Solos, RAP, Cimento Portland, Estrada Não Pavimentada.

Arquivos

Área

10. Pavimentos, Infraestrutura Rodo e Ferroviária

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Luiz Heleno Albuquerque Filho, Michéle Dal Toé Casagrande, Mario Sergio de Souza Almeida, Ítalo Miller Machado Pereira, Paulo Ricardo Lemos de Santana