Dados do Trabalho


Título

PROPOSIÇÃO DE UM ÍNDICE PARA SELEÇÃO DE MISTURAS ASFÁLTICAS COM RELAÇÃO A ÁREA TRINCADA PREVISTA PELO MEDINA

Resumo

A adequação das misturas asfálticas ao nível de tráfego atuante em determinada estrutura é uma das condições determinantes para atingir limites aceitáveis de trincamento por fadiga ao longo do período de projeto. Nesse sentido, com base no banco de dados estruturado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária da Universidade Federal de Santa Maria (GEPPASV/UFSM), este trabalho buscou um indicador de misturas asfálticas capaz de prever níveis de área trincada simulada pelo software MeDiNa, do novo método de dimensionamento de pavimentos brasileiro, visando uma seleção mais racional das misturas asfálticas. Este banco de dados foi constituído de 17 diferentes misturas, e de forma a isolar as suas resistências no comportamento à fadiga, foram fixadas 3 estruturas de pavimento, com parâmetros médios das camadas de solos e materiais granulares encontrados no Rio Grande do Sul. As espessuras de revestimento foram variadas em 5, 10 e 15 cm, para que fossem adequadas aos tráfegos médio, pesado e extremamente pesado. Foi identificado que as classes de fadiga utilizadas pelo MeDiNa, obtidas com base no módulo de resiliência e no fator de fadiga da mistura (ambos em ensaios sob compressão diametral), não eram capazes de discretizar os materiais caracterizados pelo GEPPASV. Além disso, verificou-se que a associação desses indicadores, por meio do produto entre eles (MR*FFM), fornecia correlações regulares com as áreas trincadas previstas, sendo que quanto maior o valor deste índice, melhores eram as misturas nas simulações. A área trincada foi dividida em 3 patamares ao final de 10 anos: abaixo de 10%, entre 10 e 30%, e acima de 30%. Assim, foram obtidos os intervalos de confiança para MR*FFM dentro desses limites, sendo possível, no entanto, apenas separar as misturas com área trincada superior ou inferior à 30%, com 95% de confiança. Para não superarem o limite de 30%, as misturas devem atingir valores de MR*FFM acima de 7307,49 MPa sob tráfego médio, 9819,69 MPa sob tráfego pesado, e 6604,76 MPa sob tráfego extremamente pesado. Dessa forma, mesmo que as estruturas e o tráfego não sejam idênticos aos dos projetos reais, é possível utilizar as simulações para selecionar a mistura asfáltica de acordo com o nível de área trincada, com base em apenas 2 ensaios laboratoriais. Assim, aumentar a assertividade dos projetos desde a etapa de seleção dos materiais, utilizando critérios técnicos-científicos, contribui na garantia de desempenho das misturas asfálticas em campo quanto ao fenômeno de fadiga.

Palavras-chave

Área trincada prevista. MeDiNa. Módulo de Resiliência. Fator de Fadiga da Mistura. Seleção de misturas asfálticas.

Arquivos

Área

10. Pavimentos, Infraestrutura Rodo e Ferroviária

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Victória Nunes Ramos, Silvio Lisboa Schuster, Luciano Pivoto Specht, Deividi da Silva Pereira, Henrique Otto Coelho