Dados do Trabalho
Título
PARÂMETROS GEOTÉCNICOS E MAPA DE SUSCETIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA DA BACIA DO RIO DO PRÍNCIPE/TERESÓPOLIS
Resumo
Em 2011, a região serrana do estado do Rio de Janeiro foi atingida por precipitações extremas que causaram inúmeros movimentos de massa, centenas de óbitos e prejuízos de mais de 5 bilhões de reais (Banco Mundial, 2012). Em Teresópolis, ocorreram intensos fluxos de detritos. Este trabalho apresenta uma análise dos movimentos ocorridos na Bacia do Córrego do Príncipe, Teresópolis.
Foram coletadas amostras indeformadas de solos de diversos pontos da bacia para determinação de parâmetros de resistência dos domínios geotécnicos identificados, por meio de ensaios de laboratório. Com o auxílio do software matemático SHALSTAB (Shallow Landslide Stability Model), que possui como inputs parâmetros de resistência do solo, espessura da camada de solo, parâmetros topográficos da região de estudo, além de dados hidrológicos, será realizada uma análise de suscetibilidade a movimentos translacionais, tendo como resultado a pluviosidade necessária para deflagrar o movimento de massa. Especificamente, este trabalho dedica-se à identificação e ao mapeamento das áreas de maior suscetibilidade, traçando uma caracterização detalhada da Bacia do Córrego do príncipe, com o emprego da tecnologia GIS (geographic information system), que possibilita uma precisão geométrica que atua diretamente na análise de estabilidade. Os resultados obtidos serão comparados e calibrados com os dados de chuva e os levantamentos de cicatrizes deixadas pelos movimentos de 2011.
A metodologia compreende estudos de campo, delimitando os pontos de ensaio e coleta das amostras, uso de modelos cartográficos, imagens de satélite com Sistemas de Informações Geográficas (SIG), além de ensaios de caracterização física e cisalhamento direto. Espera-se que este trabalho possa ser utilizado como base para implementação de ações mitigadoras para corrida de detritos, uma vez estabelecidos os limites pluviométricos deflagradores.
Palavras-chave
SHALSTAB. Suscetibilidade. Fluxo de detritos. Cisalhamento direto. Teresópolis.
Arquivos
Área
04. Estabilidade de Taludes e Contenções
Categoria
GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)
Autores
João Vitor de Paiva Esteves, Leonardo De Bona Becker, Felipe Gobbi Silveira