Dados do Trabalho


Título

ENSAIOS CENTRÍFUGOS A 100G PARA AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO A TRAÇÃO VERTICAL E INCLINADA DE ESTACA TORPEDO T-120

Resumo

Devido ao contínuo desenvolvimento na área de exploração e produção de petróleo e gás natural em lâminas d’água profundas e ultra profundas, são necessários avanços tecnológicos e procedimentos que aprimorem os projetos e operações de campo, principalmente em subsolo marinho argiloso com baixa resistência não drenada. Para ancorar as unidades flutuantes de produção cada vez maiores e com solicitação à carregamentos verticais e inclinados elevados, podem ser utilizadas estacas do tipo torpedo, que possuem baixos custos de instalação e manutenção e possibilitam redução da taxa de ocupação do leito marinho.
O presente trabalho visa, através de ensaios centrífugos acelerados a 100g, a avaliação da capacidade de carga à tração vertical e inclinada de estaca torpedo T-120 em solo argiloso (caulim Speswhite). Foram confeccionadas duas amostras de solo em escala 1:4 de Protótipo, cujos os perfis de resistência não drenada foram obtidos por meio de ensaio T-bar, em voo.
Utilizando-se estacas modelo sem aletas fabricadas por meio de impressão 3D, em material PLA (Polylactic Acid), realizou-se cinco ensaios de arrancamento em voo. A instalação das estacas modelo isoladas ocorreu à 1g, sendo realizados os ensaios de arrancamento à tração vertical (90°) e inclinado (45°) em voo centrífugo após a equalização das poropressões, possibilitando a obtenção das capacidades de carga experimentais e posterior comparação com as previsões analíticas baseadas na literatura técnica, como a API-RP-2GEO (2011).
Os resultados experimentais foram ligeiramente superiores aos previstos. Observou-se, também, que os ensaios de arrancamento inclinado (45°) das estacas modelo isoladas apresentaram maiores capacidade de carga e deslocamento normalizados na ruptura quando comparados à solicitação vertical (90°), em alinhamento aos dados encontrados na literatura.
A aplicação das metodologias adotadas e os resultados experimentais obtidos nos ensaios centrífugos, face a dificuldade em realizar-se testes em escala real, contribuíram para o entendimento do complexo comportamento solo-fundação em estaca torpedo instalada em argila mole.

Palavras-chave

Estaca torpedo. Ensaios centrífugos. Capacidade de carga à tração.

Arquivos

Área

05. Fundações

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Dhuann Paiva Antunes Fiori Bakr, Márcio Souza Soares Almeida, Maria Cascão Ferreira Almeida, Alessandra Conde Freitas, David Sena Balreira