Dados do Trabalho


Título

ESTABELECIMENTO DE SEGMENTO RODOVIÁRIO MONITORADO NA ERS 516: DESCRIÇÃO E PREVISÃO DE ÁREA TRINCADA PELO MÉTODO MEDINA

Resumo

O MeDiNa surgiu com o intuito de aperfeiçoar a forma de projetar pavimentos flexíveis, buscando abandonar padrões empíricos e desenvolver formas mecanicistas na análise do comportamento estrutural. Desse modo, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV), por meio de monitoramento de trechos experimentais, vem buscando contribuir para o aprimoramento da função de transferência presente em modelos de desempenho (baseados em ensaios laboratoriais e observações de campo), tornando a previsão dos danos no pavimento mais assertiva. Logo, no ano de 2022, por meio da parceria entre o DNIT e o GEPPASV, pelo Termo de Execução Descentralizada (TED) 545/2022, um novo segmento experimental foi implantado na ERS 516. O pavimento a ser monitorado está situado entre as estacas 5+220m e 5+550m, sendo composto por 6 cm de revestimento asfáltico produzido com ligante convencional 50/70, 20 cm de BGS, 21 cm de sub-base feita em macadame, apoiada a um subleito de solo argiloso com ISC de 6%. O monitoramento do desempenho vem sendo feito através de ensaios de campo e laboratório, sendo que a mistura do revestimento possui valores de 8845 MPa para módulo de resiliência, 625 ciclos no ensaio de Flow Number e curva de vida de fadiga estimada pelo ensaio de fadiga por compressão diametral. Para as demais camadas, foram adotados valores de módulo de resiliência médios retroanalisados de rodovias do RS, de 202 MPa para a camada de base, 197 MPa para a sub-base e 84 MPa para o subleito. Assim, a fim prever a área trincada ao longo do período de projeto (10 anos), e posteriormente comparar com as avaliações de campo, foram feitas simulações no MeDiNa, para um tráfego acumulado (N USACE) de 9,16 x 105 repetições do eixo-padrão. Constatou-se que a mistura asfáltica não contribuirá substancialmente para afundamento em trilha de roda, uma vez que o Flow Number superou o mínimo necessário para esse nível de tráfego. Além disso, foram encontrados valores de 1,03% de área trincada ao final do primeiro ano de funcionamento, e 3,79% ao final da vida do projeto, demonstrando que não haverá falha por fadiga neste segmento. Desta forma, o objetivo final será confrontar tais valores, obtidos por simulação, aos valores reais de área trincada, que serão verificados periodicamente ao longo dos próximos anos. A partir disso, busca-se aumentar o banco de dados nacional e reduzir a discrepância entre os valores reais e os previstos pelo software MeDiNa.

Palavras-chave

MeDiNa
pavimento flexível
trechos monitorados
área trincada
campo-laboratório
segmento experimental

Arquivos

Área

10. Pavimentos, Infraestrutura Rodo e Ferroviária

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Junior Fragoso Cousseau, Victoria Nunes Ramos, Henrique Otto Coelho, Luciano Pivoto Specht, Silvio Lisboa Schuster