Dados do Trabalho


Título

ATERRO LEVE DE ARGILA EXPANDIDA CONFINADA SOBRE SOLOS MOLES EM ENCONTRO DE OAE FERROVIÁRIA: ESTUDO DE CASO EM CUBATÃO-SP

Resumo

O artigo descreve um estudo de caso de projeto alternativo para encontro de obra de arte especial em duplicação de uma ponte ferroviária da concessionária Rumo Logística, sobre o Rio Cubatão, em Cubatão - SP. Devido à ocorrência de camadas de solos moles adensáveis, a ponte existente foi executada com um comprimento adicional além das margens do rio para evitar a realização altos aterros sobre solos moles nos encontros, e o projeto original da duplicação manteve o mesmo conceito. Durante as obras, uma série de interferências não mapeadas no projeto e problemas nos processos de desapropriação demandaram a execução de serviços extraordinários de remanejamentos, que impactaram diretamente o cronograma previsto. Em vista disso, a construtora, Andrade Gutierrez, desenvolveu uma solução alternativa de engenharia, que tinha como concepção básica a conversão de parte do elevado, caminho crítico do cronograma, em um aterro confinado entre muros de concreto armado. A viabilização técnica da alternativa impunha redução do peso do aterro com material convencional para minimizar os efeitos indesejados na camada de solo adensável: instabilidade global, recalques diferenciais e efeito de cargas horizontais nas fundações da obra existente (efeito de Tschebotarioff). A solução encontrada foi a utilização de argila expandida como material de aterro leve. Por ser uma aplicação pouco conhecida no país, não se encontram normas e procedimentos de execução e controle de aterros com este material, bem como informação sobre os seus parâmetros de resistência. Para a elaboração do projeto, foram realizados ensaios triaxiais e de caracterização em amostras de argila expandida com granulometria 2215, produzida pela Cinexpan, que indicaram valores representativos de densidade (500 kg/m³), ângulo de atrito interno em torno de 40° e coesão nula. Para a definição de procedimento e controle de compactação, foram feitas observações em campo e acompanhamento monitorado de recalques após a conclusão da obra e início de operação da via. A solução estrutural, considerações geotécnicas e resultados do monitoramento para verificação de desempenho são descritos no corpo do artigo.

Palavras-chave

Aterro leve
Solos moles
Argila expandida
Obras de arte ferroviárias
Encontro de ponte

Arquivos

Área

10. Pavimentos, Infraestrutura Rodo e Ferroviária

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Enrique Marchetti Rios