Dados do Trabalho


Título

MODELAGEM NÃO LINEAR DE FIBRAS DE ALTO DESEMPENHO EM CONCRETO EM TÚNEIS: AVALIAÇÃO VIA ENSAIOS DE CAMPO E LABORATÓRIO.

Resumo

O projeto de estruturas de concreto reforçado com fibras deve seguir princípios de projeto relativos a estados limites semelhantes aos adotados para o concreto armado convencional. No entanto, o uso de análise elástica linear ou teoria convencional de linhas de ruptura pode, em muitos casos, subestimar os benefícios das fibras em proporcionar uma maior capacidade de suporte de carga, especialmente quando são adotadas fibras de aço de alto desempenho. Este artigo apresentará dois estudos de caso de projetos reais de túneis na Austrália onde o uso de modelagem numerica não linear de elementos de concreto reforçado com fibras de aço, associada a ensaios físicos, proporcionou benefícios significativos no projeto e construção do revestimento dos respectivos túneis. Para alcançar os objetivos dessa pesquisa, foi utilizado o software Atena. O primeiro caso focou no projeto de revestimentos de túneis delgados usando concreto projetado em rocha. Neste caso, a modelagem não linear, aliada a ensaios em campo com escala real, demonstrou capacidades de suporte de carga de até 4-6 vezes maiores do que os métodos de dimensionamentio convencionais. Já o segundo caso focou no projeto de um revestimento de segmentos pré-moldados e os efeitos do reforço de fibras na capacidade de ruptura contra fendilhamento do concreto nas juntas longitudinais sob rotação intensa. Neste caso, a modelagem não linear, aliada a ensaios de laboratório em amostras de junta de segmento em grande escala, demonstrou que o reforço convencional seria desnecessário, enquanto a análise com a teoria elástica linear indicava o contrário, com capacidade das fibras 4-5x maior do que prevista.

Palavras-chave

Túneis, Fibras de alto desempenho, modelagem não linear

Arquivos

Área

11. Túneis e Escavações Subterrâneas em Solo

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Tiago Tiago Souza, David Oliveira