Dados do Trabalho


Título

O FATOR DE AMORTECIMENTO DO SOLO NO ENSAIO DE CARREGAMENTO DINÂMICO COM ENERGIA CRESCENTE

Resumo

Em todos os casos de obras em que o autor comparou resultados do ensaio de carregamento dinâmico com energia crescente (ECDEC) e provas de carga estática (PCE) se verificou através das análises CAPWAP que o fator de amortecimento do solo (JC) é menor nos golpes de menor energia, podendo até atingir valores nulos ou próximos de zero. Além disso, há uma tendência de que esses valores cresçam com o aumento de energia aplicada, atingindo valores praticamente constantes à partir de um determinado nível de energia. Todas as análises CAPWAP apresentaram bons valores de Match Quality (MQWU) além de apresentar boa correlação com PCE através do conceito de match quality de recalques (MQR).

Este artigo tem como objetivo mostrar que nos golpes de menor energia o valor de JC deve apresentar valores menores do que em golpes de maior energia. Em dois casos de obra se observou que tentar deixar as análises capwap com JC constantes em todos os níveis de energia há uma piora significativa do MQWU nos golpes de menor energia. Nestes casos de obra partiram-se das análises com melhor MQWU e MQR e a resistência estática do CAPWAP precisou ser reduzida para que a resistência dinâmica do Método Case fosse aumentada, aumentando assim o JC. Maiores detalhes sobre as diferenças entre o cálculo da resistência dinâmica entre o CAPWAP e Case podem ser encontrados em Murakami (2024a, 2024b).
Seguem os resultados da obra de Osasco (H(cm); RMX (tf); JC; MQWU):

Best match:
(10; 116,5; 0,00; 1,82);
(40, 193,0, 0,53, 1,90);
(80, 197,8, 0,64; 1,64);

JC constante igual a 0,64:
(10; 102,2; 0,64; 3,11);
(40, 186,1, 0,64, 2,24);

Nota-se que há uma deterioração de até 71% no MQWU (1,82 contra 3,11 no pior caso) no golpe de menor energia quando comparado com a análise com melhor MQWU com valor de JC menor, o que indica que a premissa de JC variável com o nivel de energia aplicada apresenta melhor solução da teoria da equação da onda por presentar melhor MQWU. A conclusão é que admitir JC em golpes de menor energia como sendo igual ao de maior energia pode ser bastante útil no cálculo de RMX do método Case nos golpes não analisados pelo CAPWAP. Entretanto, no ECDEC interrompidos prematuramente sem ruptura geotécnica é de esperar que o JC seja menor do que em golpes de maior energia, podendo até obter valores nulos ou próximos de zero.

Palavras-chave

Fator de amortecimento do solo (JC), Resistência dinâmica (Rd), CAPWAP, Método CASE, Ensaio de carregamento dinâmico com energia crescente (ECDEC).

Arquivos

Área

05. Fundações

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Daniel Kina Murakami