Dados do Trabalho


Título

5 SUBOLOS EM PAREDE DIAFRAGMA COM PRÉ-FURO EM SOLO COM PRESENÇA DE ARENITO NA REGIÃO NORDESTE

Resumo

Uma grande incorporadora cearense executou entre 2015 e 2018 uma torre comercial referência no bairro de Aldeota em Fortaleza/CE. O empreendimento foi o primeiro edifício A+, chancela internacional que caracteriza-se pela inteligência e pelo alto padrão arquitetônico capazes de reunir em um único empreendimento alto nível de tecnologia, segurança e conforto).
No projeto de Parede Diafragma e Tirantes de um consultor de solos paulista, foram previstos 6.600m² de lamelas escavadas com lama bentonítica em solo de SPT > 50 golpes. Dimensionada com espessura de 50cm, executados por Clamshell hidráulico, os painéis da Parede Diafragma atingiram a profundidade de até 20 metros. Ainda foram executados 400 Tirantes com cargas de até 150tf para atingir a cota -15,00 e garantir a escavação dos 5 subsolos do empreendimento.

A sondagem da região mostrava solo predominantemente arenoso com nível d'água alto e camada espessa de arenito, que é uma rocha sedimentar clástica resultante da deposição de areias que, após um processo de compactação e cimentação, se transformam em rochas. Para viabilizar a escavação das lamelas de modo a vencer a cada de arenito, foi utilizada uma perfuratriz Hélice Contínua com trado helicoidal de 20 metros e ponteira de tungstênio, a qual proporcionou velocidade para a execução das contenções e ainda garantiu o prumo da parede diafragma como um todo ao longo dos 5 subsolos, com 1527 vagas de estacionamento, sala VIP e valet.

Outro diferencial da obra foi a central de lama automática que foi instalada no meio da obra a qual permitiu a reciclagem da lama ao longo de todo o processo, retirando toda a areia e deixando o fluído estabilizante no padrão exigido pela norma com teor de areia menor que 3%.

Palavras-chave

Contenção, Arenito, Pré-furo, Solo de alta resistência

Arquivos

Área

04. Estabilidade de Taludes e Contenções

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Pedro Duque Abrão, Giuliano Silva Castro de Oliveira, Márcio Abreu de Freitas