Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA COMPACTAÇÃO EM ATERROS UTILIZANDO DIFERENTES MÉTODOS DE CONTROLE
Resumo
Para controlar a qualidade da compactação de aterros, o teste de frasco de areia é o método comumente utilizado no Paraguai. Para determinar a viabilidade de LWD e DCP para controle de compactação, a pesquisa focou na avaliação da compactação utilizando como referência os resultados do teste de frasco de areia. A influência das variações de densidade, umidade e pressão nas medições com diferentes equipamentos foi estudada em laboratório e em campo. Foi configurado um desenho experimental que envolveu a preparação de corpos de prova com densidades e umidades específicas. Nestes corpos de prova os ensaios foram realizados com os equipamentos LWD e DCP. Posteriormente, em campo, foram disponibilizadas pistas com diferentes graus de compactação, nas quais foram feitas medições. Foram estabelecidas correlações, tanto em laboratório quanto em campo, entre o índice DCP, densidade seca e umidade. De modo geral, observou-se que o método DCP apresentou melhor comportamento para controle de compactação que o método LWD.
Palavras-chave
Compactação, Qualidade de compactação (QC), Light Weight Deflectometer (LWD), Dynamic Cone Penetrometer (DCP), Frasco de Areia.
Arquivos
Área
10. Pavimentos, Infraestrutura Rodo e Ferroviária
Categoria
GEOJOVEM (idade máxima de 35 anos)
Autores
Pedro Manuel Cañete Ott, Alejandro Quiñonez Samaniego, Eduardo Bittar Marin, Vivian Pamela Torres Olivera, Ariel Portillo González