Dados do Trabalho


Título

PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS DE UMA AREIA RECICLADA DE RAP

Resumo

Com a necessidade da redução da utilização de recursos naturais esgotáveis, o uso de materiais reciclados tem sido uma importante alternativa para a construção sustentável. O RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) tem sido utilizado em obras de pavimentação, mas raramente em obras geotécnicas como material de aterro. Uma das razões para o baixo volume de reuso do RAP está, principalmente, no desconhecimento de suas propriedades mecânicas a curto e longo prazo. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo a caracterização de algumas propriedades de uma areia reciclada de RAP, visando sua aplicação em obras geotécnicas. A areia de RAP foi produzida em laboratório pela separação dos grãos passantes em peneira com abertura de malha de 2,00 mm (peneira n° 10). Os resultados obtidos pelos ensaios do RAP foram comparados aos de uma areia natural de mesma fração granulométrica, como uma forma de se obter um comportamento de referência. Dentre as propriedades apresentadas na presente pesquisa estão a massa específica dos sólidos, a distribuição do tamanho e formato dos grãos, a densidade seca máxima e o teor de umidade ótimo na energia Proctor normal, bem como os índices de vazios máximos e mínimos. A condutividade hidráulica da areia de RAP também foi caracterizada na presente pesquisa. Quanto as características mecânicas, a resistência ao cisalhamento do RAP nas tensões confinantes variando de 25 kPa à 400 kPa, na condição de compacidade relativa de 95%. Os resultados mostraram que a areia de RAP usada nesta pesquisa pode ser definida como uma areia de grãos angulares com densidade inferior a uma areia natural, aspecto que influencia as propriedades de compactação em comparação à areia natural. Embora sejam areias de mesma composição granulométrica, o alto valor de índice de vazios mínimo do RAP gerou uma divergência de comportamento frente a areia natural, resultando em uma menor parcela atritiva no RAP. Por outro lado, a presença do ligante asfáltico no RAP gerou uma parcela significativa de coesão, resultando em uma resistência ao cisalhamento superior à da areia natural. O valor de condutividade hidráulica do RAP foi da ordem de 10-4 m/s, caracterizando-se assim um material de excelente capacidade drenante.

Palavras-chave

Fresado de Asfalto, Caracterização Geotécnica, Resistência ao Cisalhamento, Material Sustentável.

Arquivos

Área

09. Mecânica dos Solos Experimentais

Categoria

COBRAMSEG

Autores

Ana Laura Gianello dos Santos, Fernando Henrique Martins Portelinha, Natália de Souza Correia