Dados do Trabalho


Título

FLUXOS DE COMUNICAÇÃO E PLANOS DE RESPOSTA PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Resumo

Os riscos geotécnicos presentes na indústria de mineração devem ser mapeados e avaliados para manter um ambiente seguro para equipamentos e pessoal, visando ações proativas e uma operação com zero danos. Taludes que necessitam de aparas ou recuos, quando há possibilidade de instabilidade da parede, ou um mecanismo de falha ativo requerem um plano sólido de monitoramento de taludes – automatizado com aquisição em tempo real ou coletado manualmente em campo. O plano de monitoramento é baseado nos riscos e consequências associados à estrutura geotécnica.
Após os dois últimos maiores eventos geotécnicos em barragens de rejeitos no Brasil, surgiu significativamente a necessidade de criação de Centros de Monitoramento Geotécnico em diversas mineradoras. As pessoas nesses centros são responsáveis por avaliar os dados de monitoramento geotécnico e comunicar quando os níveis de limite estão fora da normalidade. Depois disso, uma série de outras ações são realizadas em relação ao Plano de Ação de Resposta ao Gatilho (TARP), como análises geotécnicas, inspeções de campo e evacuação imediata da área. Cada estrutura geotécnica tem suas particularidades ao detalhar seu fluxo de comunicação e gatilhos de limiar – como podem ser barragens de rejeitos, taludes de corte e enchimento ou paredes a céu aberto.
É extremamente importante treinar todos os funcionários e pessoas que possam ser afetados por um mecanismo de falha no fluxo de emergência. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um fluxo de comunicação do zero para monitoramento de uma parede de mina a céu aberto, com níveis de limiar e um plano de evacuação.
A aplicação de valores limiares é importante para entender o comportamento da parede monitorada, deslocamentos da pista e tendências. Para cada alarme disparado, um plano de resposta começará a mitigar/eliminar o risco, com base no fluxo de comunicação. Observou-se maior engajamento da equipe quanto à prontidão das respostas em situações de emergência, comunicação direta com as pessoas envolvidas em cada nível limiar, melhor monitoramento e refinamento desses valores de alarme.

Palavras-chave

Palavras-chave: estabilidade de taludes, plano de comunicação, vazão e segurança.

Arquivos

Área

08. Investigação de Campo, Controle e Monitoramento de Obras Geotécnicas

Categoria

COBRAMSEG

Autores

João Marcos Ribeiro Miquilino, Beatriz Mapa Clemente, Miessa Ferreira Souza, Lucas Amorim Muniz Soares