Dados do Trabalho
Título
NOVA LINHA CIRCULAR DO METROPOLITANO DE LISBOA: RECALÇAMENTO DE EDIFÍCIOS CENTENÁRIOS
Resumo
A nova linha circular do Metropolitano de Lisboa atravessa uma área da cidade densamente
urbanizada, promovendo a ligação entre a Estação do Rato, localizada numa das colinas da cidade e a Estação
do Cais do Sodré localizada na margem direita do Rio Tejo. Deste modo, a escavação subterrânea intersecta
diversos tipos de materiais desde maciços rochosos até materiais aluvionares. A nova Estação de Santos ficará
localizada parcialmente sob um conjunto de edifícios centenários apresentando um recobrimento de apenas
15m. Os referidos edifícios, contruídos no século XIX, dispõe de uma elevada suscetibilidade a assentamentos
diferenciais dada a sua composição em madeira e alvenaria de pedra e apresentam diversas patologias
estruturais. Após estimativa dos assentamentos à superfície originado pela escavação subterrânea e
considerando o estado de integridade dos edifícios e a elevada heterogeneidade do seu solo de fundação, foi
decidida a necessidade de efetuar previamente um recalçamento dos edifícios por forma a mitigar os potenciais
danos estruturais. A solução incluiu a realização de microestacas de elevado comprimento, verticais e
subverticais, por forma a transmitir as cargas ao solo competente localizado abaixo da zona de influência da
escavação subterrânea, conectadas ao edifício por meio de vigas de recalçamento em betão armado. O presente
artigo descreve as soluções implementadas e o comportamento do edifício durante os trabalhos da escavação
subterrânea.
Palavras-chave
Túnel
Recalçamento de edifícios
Cut&Cover
Jet-Grouting
Arquivos
Área
11. Túneis e Escavações Subterrâneas em Solo
Categoria
COBRAMSEG
Autores
Catarina Catarina Fartaria, Alexandre Pinto